É muito comum que durante a gravidez as mulheres se preocupam muito mais por aquilo que comem ou bebem, já que querem obter todos os nutrientes de que precisa o seu bebê para se desenvolver adequadamente.


Também deve evitar alimentos que contenham substâncias que, de uma forma ou de outra os possam danificar ou intoxicar.


Durante a amamentação, cuidar do que comemos é igualmente importante, mas existem algumas mudanças na dieta que podem ajudar a aumentar a quantidade de leite que produzimos e a melhorar a sua qualidade nutricional.


Por outro lado, existem alguns alimentos que podem causar problemas para os bebês, quando a mãe consome, já que pode transmitir algumas substâncias através do leite materno.


Alguns bebês são alérgicos ou sensíveis a determinadas substâncias, e embora o mesmo alimento pode afetar ou não a duas crianças diferentes, sempre há que estar muito atentos às reações do infante durante e após a amamentação.


De qualquer forma, entre os alimentos que causam complicações com mais frequência, encontramos:


1. Cafeína



É muito comum que as mães aumentem o consumo de café durante os primeiros meses após a gravidez para poder manter-se despertas e ativas, pois cuidar de um recém-nascido implica que se trastocan consideravelmente os ciclos naturais de sonho.


No entanto, tomar muito café pode fazer com que o leite materno fora elevada de cafeína, o que impediria também que o bebê possa dormir bem.


Os metabolismos dos bebês não podem lidar correctamente com a cafeína, por isso, lhes afeta mais do que os adultos. Se você quer que seu bebê durma bem, e poder dormir um pouco também tu, procura não passar cafeína através do leite.


Leia o nosso guia sobre a quantidade de cafeína que tem um café


2. Peixes ricos em mercúrio


Não é necessário que você elimine completamente o peixe de sua dieta, só tome cuidado com os peixes ricos em mercúrio, já que estes podem intoxicar seu bebê.


Sobretudo, evite os peixes de mar aberto, como o tubarão, o peixe-vela e o atum selvagem.


3. Chocolate



Lembre-se que o cacau contém cafeína, por isso, embora não seja necessário que ele seja removido completamente de sua dieta, é uma boa idéia que moderes seu consumo.


Além disso, algumas mães no processo de amamentação relatam que o chocolate tem um efeito laxante no bebê, por isso é importante que você colocar atenção a suas fezes para determinar se a seu filho, em particular, não lhe está caindo mal.


Se você acha que as fezes são mais líquidas do que o normal depois de comer chocolate, sim, deves evitá-lo por completo.


4. Salsinha e hortelã


A salsa é uma erva de sabor muito agradável e com a hortelã pode ser feito um chá delicioso. O problema com ambas as ervas que podem fazer com que diminua a quantidade de leite que produzir.


Se os consumir em pequenas quantidades, não deverá ter problemas, mas de qualquer maneira, tenha cuidado de consumi-los se o seu bebê está passando por uma dessas fases de crescimento acelerado em que está mais faminto do que o usual.


5. Lactose



A lactose é um dos problemas mais comuns para os bebês que estão amamentando. Se o seu bebê está especialmente irritado depois de se alimentar, ou aparece alguma condição da pele, como o eczema, ou tem problemas para dormir, eliminar os lácteos de sua dieta, pode ser um bom começo para solucionar o problema.


Apesar de eliminar por completo os lácteos pode ser difícil, para eliminar os sintomas da alergia à lactose e você precisa estar totalmente livre dela por várias semanas.


Se você ver alguma melhora após este período de teste, provavelmente a causa do problema fora da intolerância à lactose e de seu bebê.


6. Álcool



Pode parecer muito óbvio que beber álcool enquanto estiver dando peito não é aconselhável, mas como consideramos importante mencionar. O álcool pode alcançar com o seu leite materno e afectar o seu bebé de forma negativa.


Mas o melhor é evitar o consumo de álcool por completo, se você tomar um gole, considera-se que não seja mais de um, e fazê-lo de uma a duas horas antes de alimentar seu bebê, para que seu corpo possa metabolizar.


O álcool não permanece no leite materno por mais tempo do que permanece em sua corrente sanguínea, então assim que ele seja removido, você pode segui-lo dando o peito ao seu bebê.


Alguns estudos apontam que o consumo de uma cerveja por dia pode ajudar as mulheres a produzir mais leite. Se você decidir tentar, lembre-se de beber sua cerveja com tempo para metabolizarla antes de amamentar seu bebê.


Leia o nosso guia sobre o álcool:Piores e melhores bebidas alcoólicas para sua saúde


7. Citrinos


Lembre-se que o trato digestivo do seu bebê ainda não acaba de amadurecer, e alguns dos componentes das frutas cítricas podem ser particularmente irritantes.


Os citrinos podem causar refluxo, e até mesmo fazer com que ele toque. Se você precisa de vitamina C, prova com frutas como manga ou goiaba.


8. Cacahuates e nozes



Se alguém na sua família é ou foi alérgico ao amendoim ou nozes em geral, certifique-se de evitar o seu consumo por completo enquanto amamantas para o seu bebê.


Os compostos alérgenos, as nozes e os cacahuates podem ser transmitidas através do leite, assim que se você não está segura se o seu bebê vai tolerar estes alimentos, não consumas.


Se antes os consumías e não notaste nenhuma reação alérgica, como erupção cutânea ou inchaço, provavelmente, como seja uma boa ideia de que os deixe de lado enquanto amamantas.


9. Alho


O alho não é tóxico para o seu bebê, mas se consumir muito, o cheiro do mesmo pode passar para o leite materno, o que pode fazer com que seu bebê não apreciar particularmente o seu sabor.


Se você acha que seu bebê se recusa a alimentar-se depois de ter consumido muito alho, talvez seja esta a causa. Embora o alho é delicioso, os paladares dos bebês ainda não estão muito maduros como para apreciá-lo.


10. Trigo



A intolerância ao glúten pode ter a culpa de que seu bebê começar a expelir fezes com sangue, além de outros sintomas como irritabilidade e dor de estômago.


Assim como a lactose, o glúten causa alergias com muita frequência. Se você já removeu a lactose e os sintomas continuam, tenta eliminar o glúten.


Algumas vezes, depois de eliminar por completo os alimentos com glúten ou lactose, podem incorporar-se pouco a pouco na dieta do bebê, uma vez que este deixou de amamentar, mas será sempre necessário consultar o tópico com o pediatra.

10 Alimentos Proibidos Durante A Amamentação
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