A vitamina K é essencial para a transformação das proteínas e a coagulação do sangue.


Alguns estudos recentes sugerem que a vitamina K tem um papel importante no tratamento da osteoporose e da doença de Alzheimer, além de se aumentar o consumo de vitamina K pode reduzir o risco de câncer e doenças do coração.


O percentual de valor Diário (% VD) de vitamina K é de 80 microgramas (µg).


Veja também:


Em seguida você anexo uma lista de alimentos ricos em vitamina K


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1.- Ervas


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Desde épocas remotas foram utilizadas as ervas para fins medicinais, são ricas em nutrientes e vitamina K.


O Manjericão seco, a sálvia e o tomilho todos têm em sua maioria 1,715 µg de vitamina K (2,143% do VD)por cada 100 gramas, ou até 51 µg de vitamina K (64% do VD) por colher de sopa.


De lá, seguem-lhe a salsa fresca (82% do VD), coentro seco, manjerona, orégano e a albacar fresca estas ervas têm, em média, 10 µg de vitamina K ( 13% do VD) por colher de sopa.


2.- Vegetais De folha Verde


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Os vegetais de folhas verdes são Crocantes, frescas e deliciosas, pode comer uma salada ou acompanhá-las com um rico pires.


Como um benefício adicional, também são ricas em cálcio.


A Couve é a que tem maior concentração de vitamina K, com 882 µg de vitamina K (1,103 % do VD) por cada 100 gramas, ou 547 µg (684% do VD) por cada chávena picada.


Daí segue-se o dente-de-Leão Verde (535% do VD por copo)


De lá siga repolho, agrião, espinafre, folhas de nabo, folhas de mostarda, beterraba, verde, acelga, rcoli, rdicchio, e, finalmente, a alface com 62.5 mg ( 78% do VD) por copo.


3.- Cebola Cambray


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Uma das cebolas mais deliciosas e mais fácil de combinar com seus pratos, além de ser um ingrediente magnificio em suas saladas , café da manhã e refeições ( pelo menos no México).


100 gramas de cebollitas cambrai ( ou 1 xícara picada) proporção 207 µg (259% do VD) de vitamina K.


4.- Couves-de-Bruxelas


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Um dos alimentos por excelência para batanear, as couves de Bruxelas estão cheias de vitamina K.


100 Gramas de couve-de-Bruxelas oferece 194 µg (242% do VD) de vitamina K


Uma xícara de couve de Bruxelas oferece 156 µg (195% do VD) de vitamina K.


Uma única couve de Bruxelas oferece 33.6 µg (42% do VD) de vitamina K.


5.- Brócolis


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O alimento preferido das crianças 🙂 , o seu alto conteúdo de brócolis é uma outra razão para continuar a consumir brócolis em nosso alimentos, pratos e deliciosas saladas.


100 Gramas de Brócolis fornece 141 µg (176% do VD) de vitamina K


Uma xícara de Brócolis te fornece 220 µg (276% do VD) de vitamina K.


Um pedaço de Brócolis oferece 52 µg (65% do VD) de vitamina K.


6.- Pó de Caril, Pó de Páprica, Pó de Pimenta ou Pimentão em Pó


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Todos estes pó para temperar são ricos em vitamina E, C e K, além de que são essenciais em nossa cozinha, seja para cozinhar, um guisado, sopa ou combiná-los com frutas.


100 Gramas de Pimentão em pó fornece 106 µg (132% do VD) de vitamina K


Uma colher de Pimentão em pó fornece 8.5 µg (11% do VD) de vitamina K.


O pó de caril fornece 11% do VD por colher de sopa


A Paprika fornece 7% do VD por colher de sopa


O pó de pimentão vermelho fornece 5% do VD por colher de sopa.


7.- Espargos


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Para mim, os pregos são as verduras mais ricas e saborosas que existem.


100 g de aspargos frescos proporcionam 80 µg (100% do VD) de vitamina K


1 xícara de aspargos se proporiciona 144 µg (180% do VD) de vitamina K


4 aspargos contêm 48 µg (60% do VD) de vitamina K.


8.- Repolho


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Cozido no vapor ou em uma salada de repolho oferece 76 µg (95% do VD) de vitamina K por cada 100 gramas.


Uma xícara picada fornece 68µg (85% do VD) de vitamina K.


Uma peça de couve fornece 690 µg (8300% do VD).


9.- Pepininhos (Pepino conservado)


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Se você é um dos amantes de picles, agora você tem uma nova razão para amá-los mais.


100 Gramas de Picles fornece 77 µg (96% do VD) de vitamina K


Uma xícara de Picles oferece 130 µg (163% do VD) de vitamina K.


Uma peça de Picles proporciona 27 µg (34% do VD) de vitamina K.


Se consumir muitos picles te aconselho a pesquisar alguns picles baixos em sódio.


10.- Ameixa Passa


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As ameixa passa é excelente como sobremesa, tem um alto teor de fibras, zinco, ferro e é um dos alimentos mais saudáveis.


100 Gramas de Ameixa Passa fornece 60 µg (74% do VD) de vitamina K


Uma xícara de Ameixa Passa proporciona 104 µg (129% do VD) de vitamina K.


Uma peça de Ameixa Passa te fornece 6 µg (7% do VD) de vitamina K.

Alimentos Ricos em vitamina K
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