A chicória é uma planta nativa do continente europeu, embora, aparentemente, já se cultivava no antigo Egito. Como sempre.. esses egípcios estavam avançados para a sua época…. hehehe
Apesar de sua planta nos traz muitos benefícios, para realizar o sucedâneo do café utiliza-se a raiz, seca e torrada. Costuma ser um dos principais ingredientes dos chamados “cafés de cereais“.


Chicória café


OCafé de chicória? Sii, A chicória é uma excelente opção para os amantes do café que, por motivos de saúde não podem consumir.
Por exemplo, os hipertensos devem evitar o café, pois a cafeína aumenta a sua tensão arterial. A chicória, no entanto, carece de substâncias estimulantes como a cafeína.


chicória propriedades


Nutrientes de chicória


É uma das verduras com menos calorias, apenas 18 Kcal a cada 100g.
Os nutrientes que são encontrados em abundância são a pró-vitamina A e potássio. Em seguida, há algumas vitaminas do grupo B e vários minerais (cálcio, magnésio) em quantidades menos significativas.


Propriedades de chicória


Embora suas propriedades nutritivas, não diferem muito de outros vegetais, seus benefícios, tanto para o fígado e para o nosso sistema digestivo, se são relevantes. Suas folhas e raízes, há vários compostos (intibina, inulina e taninos) que favorecem a digestão e prevenir doenças como a diabetes mellitus tipo 2.


chicória café


Quais são os benefícios mais importantes da chicória?


A intibina
É um composto amargo que lhe dá o sabor característico à chicória e se relaciona com o café. Seu principal benefício para a nossa saúde, é que facilita a digestão, estimulando a secreção de sucos digestivos e favorecendo o esvaziamento da vesícula biliar.


Beta-caroteno
É o precursor da vitamina A e um pigmento natural responsável pela cor amarelo-alaranjado dos vegetais. Quando o nosso corpo precisa, o transforma em vitamina A.
A vitamina a é um antioxidante muito poderoso que protege a nossa visão e a nossa pele das agressões externas, combatendo os radicais livres.
É uma vitamina necessária para o correto funcionamento de nosso sistema imunológico.
Encarrega-Se de fortalecer os nossos ossos e dentes
Pode reduzir o risco de câncer.


Inulina
A inulina é um prebiótico ou carboidrato não digerível, que mantém em bom estado a flora intestinal e previne o desenvolvimento de bactérias nocivas.
Por outro lado, evita a prisão de ventre, previne a diabetes tipo 2, diminui os níveis de colesterol no sangue e reforça o nosso sistema imunológico.


Potássio
O potássio é um mineral essencial para que nosso corpo possa gerar e transmitir o impulso nervoso. Sem ele, nossos músculos não funcionam corretamente. Por outro lado tem outras funções muito importantes. Por exemplo; produzir proteínas, manter o equilíbrio ácido-base e controlar a atividade elétrica do coração.


Bom, espero que tenha achei interessante e se você tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações sobre esse alimento, não hesite em consultármelo!