30 por cento dos consumidores toma atualmente algum tipo de suplemento alimentar, apesar de que na maioria dos casos obtêm os nutrientes necessários para uma boa saúde de fontes naturais, “por que no seu caso são completamente desnecessários”, conforme mostram os dados de uma pesquisa realizada pela OCU.

Além disso, garantem que o consumo desses suplementos trata-se de “uma tendência no aumento”, pois os dados do estudo “resulta” uma correlação entre a preocupação com os riscos de manter uma dieta equilibrada, “cada vez maior entre os consumidores”, e a ingestão dos mesmos.

Rio-o “ilógico” que torna o seu consumo na maioria dos casos, e que as causas residem nas “poderosas campanhas de marketing e publicidade, que transformam “em uma necessidade real por parte dos consumidores”.

Para a entidade, a venda de suplementos “é um grande negócio, que se alimenta” a base de criar, através de agressivas campanhas publicitárias enganosas”, a necessidade de recorrer a estes produtos para melhorar a saúde.

QUE TIPO DE SUPLEMENTOS TOMAR?

Assim, os resultados, realizados para mais de 1.200 pessoas entre 18 e 74 anos, põem em relevo que o cálcio é o suplemento mais consumido pelos espanhóis (9%), seguem-se os ácidos graxos ômega 3, os minerais magnésio-potássio, vitamina D, e os complexos multivitamínicos, todos em um percentual semelhante, (8%).

De acordo com a pesquisa, as pessoas que, por exemplo, tomam magnésio têm um consumo maior de produtos ricos neste mineral (cereais integrais e frutos secos) que a população em geral.

O mesmo ocorre com o cálcio e o ferro; precisamente os que tomam esses suplementos consumidos de forma habitual produtos ricos em cálcio (leite e derivados) e em ferro, principalmente na carne.

Além disso, com os dados da pesquisa, a entidade verificou que os espanhóis tomam suplementos de ferro, apesar de que o seu consumo de carne é médio-alto.

POR QUE ALIMENTOS PODEM SUBSTITUIR OS SUPLEMENTOS?

OCU adverte de que uma dieta “variada e rica em alimentos frescos faz “desnecessário” tomar este tipo de suplementos, “que só são necessários quando existe uma patologia concreta e um profissional médico que recomende”.

Em concreto, adicionar certos alimentos frescos, isto é peixe, produtos lácteos, frutas ou legumes, por exemplo, “bastaria para evitar gastar dinheiro em suplementos”.

As pessoas que tomam suplementos de vitamina C têm um baixo consumo de frutas e legumes, os alimentos que em maior proporção a contêm. “Uma simples mudança na dieta, aumentando o consumo de frutas e verduras faz evitável estes suplementos”, argumentam a partir da entidade.

Para evitar os suplementos de Vitamina D, pode-se recorrer ao peixe, os ovos, o queijo e os iogurtes, e para os de Omega 3 pode-se consumir pelo menos 2 porções semanais de este tipo de peixe.

Quanto ao magnésio pode ser encontrado em alimentos e, principalmente, os de origem vegetal: leguminosas, frutos secos, legumes, leite ou laticínios e peixes. Por isso, é raro que pessoas com boa saúde e com uma alimentação variada e suficiente sofrem de carências deste mineral.

Como Tomar suplementos alimentares é necessário?
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